Aranha marrrom, armadeira ou de jardim, Saiba como diferencia-las e as medidas preventivas contra acidentes. Não corra riscos, Chame a Metaserv Dedetizadora…
…Trabalhamos com os melhores profissionais, produtos, e tecnologia de ponta, como atomizador elétrico e termonebulizador, com total segurança e eficácia. Não corra riscos, chame a Metaserv.
Hábitos
As aranhas de maior importância médica no Município de São Paulo são a Loxosceles spp (aranha marrom) e a Phoneutria spp (armadeira).
As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e nas residências. Abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos em geral, adaptam-se facilmente ao ambiente interno domiciliar, alojando-se atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com freqüência.
Conheça algumas medidas Preventivas
Já as armadeiras são aranhas agressivas, tendo esse nome porque colocam-se em posição de ataque com as patas dianteiras para cima quando ameaçadas; vivem próximas a locais onde existam bananeiras.
As aranhas de grama (Lycosa spp) vivem em jardins, gramados, pastos e campos, e fogem quando molestadas.
As caranguejeiras vivem sob troncos caídos e pedras, em cupinzeiros, junto a raízes de grandes árvores e nos pastos; em geral, em locais afastados do homem. Raramente causam acidentes por causa da posição dos seus ferrões (voltados para trás), embora assustem devido à sua aparência e tamanho. Utilizam como mecanismo de defesa, o bombardeamento de pêlos, que consiste em atritar vigorosamente as patas traseiras no abdômen, espalhando uma nuvem de pêlos com ação irritante em direção ao inimigo.
A aranha marrom, a armadeira e caranguejeira tem hábitos noturnos. Já as aranhas de grama são ativas durante o dia e a noite.
As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e nas residências. Abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos em geral, adaptam-se facilmente ao ambiente interno domiciliar, alojando-se atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com freqüência.
Ciclo de vida
Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.
Em geral, as aranhas cuidam da ovisaco e algumas como a Lycosa spp, carregam os filhotes recém-eclodidos nas costas até a primeira muda de carapaça (o crescimento é feito através de sucessivas trocas de carapaças).
Há muita variação quanto ao tempo de vida, de alguns meses a vários anos.
Agravos para a saúde
As aranhas são animais peçonhentos, injetando veneno por meio de um par de ferrões conectados à glândulas produtoras de peçonha, que se encontram em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento varia de acordo com o local da picada e a sensibilidade individual, sendo indicado procurar assistência médica em caso de acidente.
Os acidentes com a aranha marrom geralmente ocorrem no verão, em ambiente domiciliar, quando a aranha, escondida em uma vestimenta ou toalha, é prensada contra a pele da vítima ou enquanto esta dorme.
Já os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem, em geral, quando manipula-se frutas ou no ato de calçar os sapatos, local onde estas aranhas podem se abrigar.
Aranha de Grama ou Tarântulas (Lycosa erythrognatha)
Características – também conhecida como tarântula, é uma aranha pequena e venenosa. São aranhas comuns no nosso dia a dia. Coloração acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões. Quelíceras tem pêlos vermelhos. No cefalotórax possuem faixas claras e no dorso do abdômen existe um desenho preto em forma de seta que é a característica principal. O macho geralmente menos robusto que a fêmea, tem a coloração do corpo acinzentada e o abdômen sempre menos volumoso. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem cerca de dois anos e meio.
Hábitos – utilizam o salto para capturar a o alimento. Corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. Costumam cavar galerias onde se refugiam, os machos são errantes. Hábitos diurnos. Não faz teia. São aranhas astutas, caçadoras , ágeis e capturam suas presas no pulo e matam-na com sua peçonha.
Reprodução – a fêmea produz uma oteca de cor cinza, que possui em média 800 ovos ou mais, é normal produzir três ootecas depois da cópula, sendo que pode morrer após a última postura. A ooteca é presa por teia sob as fiandeiras onde ela carrega para todo o lugar, quando os filhotes nascem, estes sobem no dorso da mãe até completar as trocas de pele necessárias para que consiga caçar sozinho. Costuma carregar a ooteca presa ao abdome na época de reprodução.
Cuidados – os acidentes são freqüentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro. A picada possui ação local, necrosante, cutânea, produzindo uma ardência no local, sem maiores conseqüências, sem intoxicação geral alguma, seja do sistema nervoso ou circulatório. A dor pode ser acalmada através de analgésicos orais. Não há perigo de vida. Tratamento: soro antilicósico, pomadas antinflamatórias, antihistamicas e antibióticos e os acidentes por este gênero são destituídos de importância médico-sanitária.
Aranha de Grama
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Lycosidae
Nome científico: Lycosa erythrognatha ou Scaptocosa raptoria
Nome vulgar: Aranha de jardim, Aranha de grama, Aranha lobo ou Tarântula