Não corra este risco...

...Trabalhamos com os melhores profissionais, produtos, e tecnologia de ponta, como atomizador elétrico e termonebulizador, com total segurança e eficácia. Não corra riscos, chame a metaserv.

 Hábitos

As aranhas de maior importância médica no Município de São Paulo são a Loxosceles spp (aranha marrom) e a Phoneutria spp (armadeira).

As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e nas residências. Abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos em geral, adaptam-se facilmente ao ambiente interno domiciliar, alojando-se atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com freqüência.

Já as armadeiras são aranhas agressivas, tendo esse nome porque colocam-se em posição de ataque com as patas dianteiras para cima quando ameaçadas; vivem próximas a locais onde existam bananeiras.

As aranhas de grama (Lycosa spp) vivem em jardins, gramados, pastos e campos, e fogem quando molestadas.

As caranguejeiras vivem sob troncos caídos e pedras, em cupinzeiros, junto a raízes de grandes árvores e nos pastos; em geral, em locais afastados do homem. Raramente causam acidentes por causa da posição dos seus ferrões (voltados para trás), embora assustem devido à sua aparência e tamanho. Utilizam como mecanismo de defesa, o bombardeamento de pêlos, que consiste em atritar vigorosamente as patas traseiras no abdômen, espalhando uma nuvem de pêlos com ação irritante em direção ao inimigo.

A aranha marrom, a armadeira e caranguejeira tem hábitos noturnos. Já as aranhas de grama são ativas durante o dia e a noite.

Ciclo de vida

Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.

Em geral, as aranhas cuidam da ovisaco e algumas como a Lycosa spp, carregam os filhotes recém-eclodidos nas costas até a primeira muda de carapaça (o crescimento é feito através de sucessivas trocas de carapaças).

Há muita variação quanto ao tempo de vida, de alguns meses a vários anos.

Agravos para a saúde

As aranhas são animais peçonhentos, injetando veneno por meio de um par de ferrões conectados à glândulas produtoras de peçonha, que se encontram em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento varia de acordo com o local da picada e a sensibilidade individual, sendo indicado procurar assistência médica em caso de acidente.

Os acidentes com a aranha marrom geralmente ocorrem no verão, em ambiente domiciliar, quando a aranha, escondida em uma vestimenta ou toalha, é prensada contra a pele da vítima ou enquanto esta dorme.

Já os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem, em geral, quando manipula-se frutas ou no ato de calçar os sapatos, local onde estas aranhas podem se abrigar.

As aranhas de grama picam ao serem pisadas ou quando impossibilitadas de fugir.

Medidas preventivas contra aranhas

Voltar